quinta-feira, 12 de junho de 2014

Vendendo um imóvel na planta

Você sabe vender um imóvel na planta? Muitas vezes, a imobiliária fornece para o corretor uma maquete do condomínio e de um dos imóveis à venda, isso facilita a demonstração para o cliente. Mas e se por acaso você não disponibiliza desse recurso e precisa fornecer os dados apenas com a planta em mãos? Por esse motivo, é importante que um corretor de imóveis saiba interpretar esse documento.

Afinal, mas o que é uma planta? Trata-se do desenho da construção, representado por um corte horizontal à altura média de 1,5 metros, mostrando cômodos, abertura de portas, janelas e sanitários. É um dos documentos mais importantes para quem deseja comprar um imóvel. Pela planta, é possível identificar todos os detalhes da construção, ou seja, o cliente sabe exatamente o que está comprando, além disso, com as informações presentes no documento, uma futura reforma fica facilitada.

A planta indica a metragem de cada cômodo, pode ser importante para o cliente saber o real tamanho de cada espaço. Há vários tipos de plantas, cada uma com finalidade específica, conheça as principais:

Anteprojeto: esboço inicial de uma construção.

Layout: indica como a casa ficará, interessante para o corretor mostrar ao cliente.

Projeto básico: é o primeiro documento a ser levado ao poder público para aprovação, já contém a maior parte das informações sobre o imóvel. O cliente que viu o layout ficará mais seguro com esse documento, que comprova a autorização da obra.

Projeto executivo/construtivo: super detalhado, composto por todos os documentos do projeto.

As built: “como construído”: é a finalização do projeto, além do projeto executivo, consta nesse documento todas as alterações necessárias durante a obra. Também é aconselhável, se possível mostrar ao cliente, assim ele fica informado sobre todas as mudanças e evita surpresas no futuro.

A planta é produzida por um engenheiro e/ou um arquiteto, também deve explicitar as instalações elétricas, hidráulica, aquecimento, cabeamentos de telefone, internet, TV e paisagismo. O objetivo é compatibilizar todos esses fatores para que o imóvel tenha harmonia, com o menor custo para o morador.

Fonte: Portais Imobiliários




Nenhum comentário:

Postar um comentário